quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O FUNDAMENTO DA TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL (Subsídios Para Lições Bíblicas; Lição 1)

QUEM OU O QUE OCUPA O PRIMEIRO LUGAR EM NOSSA VIDA?

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mt 6.33 NTLH)

No evangelho de Mateus, essa passagem está inserida no famoso Sermão da Montanha. Quando olhamos o relato paralelo em Lucas 12 vemos que a mensagem era direcionada aos discípulos de Jesus.
Em Lc 12.13, um homem da MULTIDÃO questiona a Cristo quanto à riqueza do seu irmão. Até o versículo 21 do mesmo capítulo o Mestre o orienta. Quando deparamos com o verso 22 temos a mudança de alvo do ensinamento. “... dirigiu-se Jesus a SEUS DISCÍPULOS, dizendo: Por isso eu vos ADVIRTO...” (Lc 12.22 RA) .

A pergunta que encabeça esse texto não é para as pessoas que não têm Cristo. Essa pergunta tem validade para aqueles que já aceitaram Jesus como seu Salvador.
Foi assim que Jesus tratou esse assunto com os discípulos em Lucas capítulo 12. Aproveitando o questionamento do “homem da multidão” (Lc 12.13), ele orienta seus seguidores com uma ADVERTÊNCIA (Lc 12.22).

Qual era o alvo da vida dos seguidores de Cristo?
Qual é nosso alvo na vida cristã?
Antes que os discípulos respondessem, ou que nós queiramos responder, Cristo já tinha a resposta: “... onde está o teu tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lc 12.34)

TESOURO (thesauros) significa o local onde eu coloco algo de valor (por exemplo, o porta jóias). Em Mt 13.52 a mesma palavra é traduzida como DEPÓSITO.
CORAÇÃO (kardia), na Bíblia normalmente transmite a idéia de “centro de toda a vida física e espiritual; o vigor e o sentido da vida física; o centro e lugar da vida espiritual” (CD ROM, Bíblia On-line, Versão 3.0). Em 1Co 7.37 o mesmo termo é traduzido como ÃNIMO.

Entendemos que o local onde colocamos aquilo que mais valorizamos, iremos usar toda nossa força (física, mental e espiritual) para chegar lá.

ONDE ESTÁ O ALVO DE NOSSAS VIDAS?
Jesus não queria que os discípulos deixassem de lado todas outras coisas boas da vida.
Temos que saber diferenciar entre ALVO PRINCIPAL E ALVOS SECUNDÁRIOS.

ALVOS SECUNDÁRIOS: ganhar vidas para Cristo, louvar, pregar, ter um bom emprego com bom salário, ter um casamento saudável, etc, etc.
ALVO PRIMÁRIO: ser igual a Cristo. É desejo de Deus que sejamos “CONFORME a imagem do seu Filho” Rm (8.29)

A palavra CONFORME nos lembra o “NÃO CONFORMEIS” de Rm 12.12. No capítulo 8.29 o termo grego é ‘summorphos’, significando unido com a forma de alguém.
Em Rm 12.2 temos a palavra ‘suschematizo’, significando moldar-se de acordo com alguém ou alguma coisa.
A Bíblia On-Line (CR ROM, versão 3.0) mostra a diferença dessas palavras sinônimas: o termo em Rm 8.29 “descreve a essência em caráter e, assim, completo ou durável, não meramente uma forma ou esboço”; Já a palavra em Rm 12.2 denota “formar algo semelhante a outro e descrever o que é transitório, mutável, e instável.”

QUAL NOSSO ALVO PRINCIPAL?
Se realmente nosso principal alvo é sermos semelhantes a Cristo, só conseguiremos alcançá-lo através da Bíblia.

CONHECER A NATUREZA DE DEUS (Através da Bíblia) .
CONHECER NOSSA NATUREZA.
CONFRONTÁ-LAS COMO EM UM ESPELHO.

PENSE na figura de uma halterofilista diante de um espelho...

Ele fica olhando os detalhes do seu corpo e tenta corrigir onde percebe que ainda não está conforme o desejado. Se ele percebe que a musculatura do peito ainda não está bem, dedica-se a ela. Se as pernas estão defasadas com relação ao corpo, ele vai exercitá-las.

Assim devemos agir com relação ao caráter de Deus revelado em sua Palavra.
Olhamos a Bíblia (o espelho) e vemos que não temos uma fidelidade parecida com a de Deus. Procuremos exercitá-la. Em outra parte, percebemos que não somos dados ao perdão como nosso Pai. Aproveitemos as oportunidades para perdoar.
Assim como o halterofilista consegue alcançar o alvo desejado no espelho de sua academia, nós também poderemos ter a imagem de Cristo se isso for nosso alvo principal e se buscramos alcançá-lo através da Palavra de Deus.

O que é mais importante:
TEORIA ou PRÁTICA,
DOUTRINA ou FÉ,
ORTODOXIA ou ORTOPRAXIA,
TEOLOGIA ou ESPIRITUALIDADE?

VOCABULÁRIO DA REVISTA:

DOUTRINA: clique AQUI
ENCARNAR: Humanizar-se, tomar carne humana (no mistério da Encarnação): E o Verbo encarnou (-se).
ORNAR (Tito 2.10): Guarnecer(-se) com ornatos; ornamentar(-se); Ser o ornato de; embelezar.
GLÓRIA: clique AQUI
REINO DE DEUS: clique AQUI ou AQUI ou AQUI

REFERÊNCIAS:

CD ROM, Bíblia On-line, Versão 3.0
CONCORDÂNCIA FIEL DO NOVO TESTAMENTO. São José dos Campos: Fiel, 1994. Vol. 1
LIMA, Josadak, TRANSFORMADOS PELA RENOVAÇÃO DO ENTENDIMENTO. SGEC, 2008. (Revista do DEBQ)

P.S.: ACOMPANHE NA PRÓXIMA SEMANA O SUBSÍDIO PARA A SEGUNDA LIÇÃO!

Celson Coêlho
Diretor Estadual do DEBQ-PE
Editor do Blog

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho