quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR: 52 anos de história.

Por Celson Coêlho*
Ao fundar a IEQ no Brasil em 1951, o Pr. Harold Willians sentiu a necessidade de preparar líderes para lhe auxiliarem na obra de Deus. Tal tarefa, inicialmente, ocorria após os cultos, que eram realizados em tendas. Com a expansão da IEQ, foi necessário organizar e oficializar o ensino ministerial em nossa igreja. Assim, foi criada uma escola com esse objetivo em 07 de Janeiro de 1957: o Instituto Foursquare Gospel. Foi um dos primeiros departamentos a ser organizado na igreja.

Na primeira turma formaram-se 40 alunos (em 1960). Inicialmente o instituto concentrou-se em São Paulo, na igreja sede. A partir de 1965 outras capitais iniciaram a implantação de seus institutos, começando por Curitiba. O que hoje chamamos de Instituto Teológico Quadrangular, até 1987 denominava-se Instituto Bíblico Quadrangular.
No decorrer de sua história o ITQ passou por algumas mudanças a fim de acompanhar o desenvolvimento da IEQ. Inicialmente o curso durava 1 ano, depois aumentou para 2 e posteriormente para 3 anos. Nos dados estatísticos de 1999, contávamos com 234 ITQ´s, 1200 professores e 6300 alunos espalhados por todo o Brasil.

Hoje, a Secretaria Geral de Educação e Cultura da IEQ disponibiliza aos ITQ´s dois tipos de cursos: Fundamental em Teologia (12 disciplinas) e Médio em Teologia (36 disciplinas). Conforme afirma a Pastora Mara Lau[1], Secretária Geral de Educação e Cultura, dispomos de aproximadamente 250 ITQ´s em todo Brasil, sendo 40% deles com o curso Médio em Teologia (isso em 2006). Nossa instituição de ensino teológico/ministerial tem história, estrutura e organização.

Os ITQ´s espalhados pelo território nacional tem cumprido o objetivo de seu fundador (Pr. Harold Willians) em preparar líderes para o ministério Quadrangular; tem obedecido sua finalidade estatutária de “formar Líderes Pastorais Capacitados e em Amadurecimento, aptos para inserção nas diversas áreas da igreja e para desenvolver o educando assegurando-lhe a formação teológica indispensável para o exercício da liderança pastoral e fornecendo-lhe meios para ingressar na carreira ministerial.” (Estatuto IEQ, Art 98, 2005); como também tem alcançado o desejo bíblico de ter obreiros aprovados diante de Deus (2Tm 2.15 – Lema do ITQ).

PARABÉNS ITQ!


[1] Entrevista a Faculdade Teológica Sul-Americana em 2006, http://www.ftsa.com.br/include/janela_noticias.asp?noticia=122


*Celson Coêlho
Diretor Estadual do DEBQ-PE
Editor do Blog


(reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionado o autor: Celson Coêlho e o blog: www.ebqrecife.blogspot.com)

5 comentários:

Anônimo disse...

A paz de Senhor!
desculpem-me por incomodá-los, mas onde está situada o Instituto de Teologia do Recife, ele está vinculado a que congregação?
Muito obrigado
Leonardo
mattosburgos@yahoo.com.br

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Parabêns por seu blog!

Sou um professor de teologia, e possuo um blog com assuntos teológicos.
Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

Anônimo disse...

solicito informações sobre o curso teologico,se posso faze-lo por correspondencia.meu e-meo:onammacedo@hotmail.com

anderson tavares disse...

boa noite a paz do senhor quero fazer o curso teologia queria saber se aqui no recife tem o curso de teologia quadrangular e onde fico e qual o telefone onde possa fazer matricula.anderson tavares 84126907

Francisco Marques disse...

Boa noite diretores do ITQ. Formei-me em 1962,no antigo IBQ. Tive a oportunidade de ser aluno das missionárias Marie, Louise, Marguerite e VELMA DICKERSON. Eu busquei no Inst.Histórico da IEQ a biografia das minhas professoras e encontrei as 3 primeiras. Todavia, não consta, injustamente, a biografia da prof.Velma. Peço aos senhores providências para que dona VELMA seja incluída no rol de biografias no I.Histórico. Muito obrigado pela atenção e providências.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho