domingo, 14 de março de 2010

FÉ NA INTERNET


(imagem:www.euqueroisso.files.wordpress.com/2009/09/rede.jpg )

O caderno de informática do Jornal do Comércio (JC), jornal de grande circulação em Pernambuco, estampou em sua capa a reportagem com o título acima que avalia a decisão do Papa Bento XVI em orientar todo o clero “a utilizar a internet como ferramenta de difusão de ritos, dogmas e preceitos da religião milenar.” (JC, 10/03/2010).
Para alguns pode até não expressar grande significado, pois a rede mundial de computares é tão comum em nosso dia-a-dia. Contudo, a internet não era vista com bons olhos pela igreja Católica. O próprio jornal expressa que a instituição tem aversão à inovação. Está antipatia, em solo pernambucano, teve sua expressão no ato de corte dos cabos da internet que conectavam o Seminário (católico) de Olinda.
Na reportagem, assim avalia o professor Gilbraz Aragão, da UNICAP, mestre em Ciência da Religião: “Não tem como escapar, o testemunho se faz conforme o tempo, e a internet é uma das pontas dessa história. O que antes era condenado, agora passar a ser valorizado. Desde o ano passado vemos mudanças na instituição, como os sacerdotes abrindo seus próprios blogs... O ambiente da igreja por centenas de anos foi muito fechado... O grande desafio a vencer é o fato de boa parte dos religiosos ter sido formada em ambientes fechados, não inserida no contexto das novas tecnologias. Depois disso, há ainda o aspecto da linguagem utilizada nas páginas virtuais. Não adianta reproduzir liturgias, o correto é suscitar a curiosidade, com questões interessantes, mostrando como a religião oferece respostas através de seus símbolos.” (JC, 10/03/2010).

A reportagem também salienta que os “evangélicos se convertem a rede”. Referência a utilização do ciberespaço por parte dos evangélicos. Destaque é dado aos BLOGS que “VÊM SE MOSTRANDO FORTES ALIADOS NA DIFUSÃO DESSA NOVA FORMA DE INTERAGIR COM A COMUNIDADE.” (JC, 10/03/2010).

A internet pode (e deve) ser usada pelo professor da Escola Bíblica como uma ferramenta de grande utilidade. A realidade de nossos alunos é conectada a rede. Não podemos fugir disso. Acredito ser inadmissível que um professor ou líder na igreja não tenha nem “email”. Esta realidade também fica difícil para sua inserção no mercado de trabalho.

ORKUT, BLOG, FACEBOOK, TWITTER, MSN, YOUTUB. São várias opções de interação com os alunos. O professor tem a chance de estender seus momentos na classe para o cotidiano do aluno. São fotos de momentos da turma para relembrar. Discussão de temas da aula. Aprofundamento dos assuntos. Discussão não apenas com alunos, mas, também com outros estudantes da Bíblia.

PROFESSORES não percam tempo. O REINO DE DEUS É CHEGADO.
MÃOS A OBRA!!!


ENDEREÇOS QUADRANGULARES VIRTUAIS:

http://www.portalquadrangularbrasil.com.br/
http://www.quadrangularbrasil.com.br/
http://www.mocidadequadrangular.com.br/
http://www.pastormariodeoliveira.blogspot.com/
http://www.quadrangulareducacao.org.br/

Para mais "links" quadrangulares, ver NOSSOS "LINKS" ao lado.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho