quarta-feira, 24 de março de 2010

O REINO DE DEUS EM AÇÃO (Revista DEBQ 2º trimestre 2010)


Mateus: O Evangelho do Reino

A segunda revista da Escola Bíblica Quadrangular para 2010 já está à disposição. O objetivo de se estudar a Bíblia por inteiro está a todo vapor. Nesse segundo trimestre estudaremos o Livro de Mateus.
No desenrolar desta revista, estaremos publicando aqui no BLOG um subsídio semanal (texto/estudo) para auxiliar os professores e aprofundar os temas das lições. Começaremos com uma visão panorâmica do primeiro Evangelho.
Segue abaixo as palavras de apresentação da revista e seu sumário.

“Com esta revista (baseada no Evangelho de Mateus) estamos dando sequência ao novo currículo da Escola Bíblica, visando à compreensão da Bíblia toda, onde a família Quadrangular estudará a Bíblia, livro por livro. Nosso objetivo é que o texto bíblico seja exaustivamente examinado, no contexto da maior escola do mundo.
Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, foi destinado em particular para os cristãos judeus, para apresentá-los às reivindicações de Jesus Cristo como Rei de Israel.
Portanto, este Evangelho registra a genealogia de Jesus a partir de Abraão (pai da fé) e não Adão (o primeiro homem), como fez Lucas. Transcreve cinco grandes blocos de ensinos de Jesus; traz parábolas que explicam o Evangelho do Reino, mostrando como o Reino pode se expandir; registra dez reações e contrarreações de Jesus diante dos homens.
Partindo do princípio de que os ensinos de Jesus são o ponto culminante do Evangelho de Mateus, é que dedicaremos duas lições para o Sermão do Monte (capítulos 5 a 7), e uma lição para cada um dos quatro outros blocos de ensinos de Jesus (capítulos 10, 13, 18 e 24-25).
Entendemos que tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento devem ser interpretados a partir da perspectiva de Jesus e seus ensinamentos. Pois, em Jesus, aprendemos a interpretação correta dos escritos da Lei e dos Profetas, porque ele, por ser o Cristo prometido, os cumpriu.
Que a vida e os ensino de Jesus, refletidos nestas treze lições, motive a cada aluno da escola bíblica para a prática de seus ensinamentos e a imitá-lo.”
(extraído na íntegra da pg 6 da revista DEBQ Ano 3/ nº 2)

Pastor Josadak Lima (autor da revista)


SUMÁRIO

Lição 1: A presença ajudadora de Deus;
Lição 2: Prioridades e valores do Reino de Deus;
Lição 3: O estilo de vida do Reino de Deus;
Lição 4: Recursos divinos para necessidades humanas;
Lição 5: O que significa seguir Jesus?;
Lição 6: Reações de Jesus diante dos homens;
Lição 7: Jesus explica o Evangelho do Reino;
Lição 8: Atitudes adequadas aos seguidores de Jesus;
Lição 9: O serviço no Reino e suas recompensas;
Lição 10: O triunfo do Rei e sua denúncia contra a hipocrisia religiosa;
Lição 11: As palavras de Jesus a respeito do futuro e a exortação à vigilância;
Lição 12: Por que Cristo morreu?; e
Lição 13: Um milagre na manhã de domingo.


Mais uma vez parabenizamos o belo trabalho feito em relação às revistas das EBQ´s pelo Pr. Almir de Paula, Secretário Geral de Educação e Cultura, e sua equipe. Também agradecemos ao nobre pastor pelo esforço desprendido para não deixar esta “chama apagar”.
Amigos de ministério!
Pastores, Secretários Estaduais, Diretores Estaduais e Regionais do DEBQ, Professores e Obreiros também cumpramos nossa parte dessa GRANDE OBRA. Daqui a alguns anos, com certeza, colheremos os devidos frutos.

Celson Coêlho
Diretor DEBQ-PE
Editor do Blog

2 comentários:

Michelle disse...

Boa Tarde Pastor!
tenho interesse em seus estudos como posso adquiri-los

Prª. Michelle
I.E.Q. Templo dos Sonhos - MG

EBQRECIFE disse...

Olá Pra. Michelle!
PAZ!
Obrigado por sua visita e participação em nosso blog. Também recebi seu email falando sobre o estudo do livro de Levítico. Entrarei em contato com você por email para falarmos sobre os estudos escritos por mim.
Que Deus te abênçõe!
Conto com sua divulgação do nosso blog e com suas orações pelo nosso trabalho.
Celson Coêlho

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho