sábado, 5 de junho de 2010

CAPACITANDO PARA ENSINAR...


Tornar capaz. Esta é a definição presente no dicionário de língua portuguesa para o verbo capacitar. Tornar capaz de executar uma tarefa, não subtende incapacidade. Todos nós temos potencial para realizar grandes coisas. Capacitar também revela aperfeiçoamento desse potencial.

O Departamento de Educação Bíblica Quadrangular do estado do Pernambuco tem procurado envolver os líderes da educação bíblica de nossas igrejas em um despertamento e aperfeiçoamento do exercício do seu ministério. Após realizar, em janeiro, um grande treinamento com os educadores de crianças (para ver clique AQUI), os diretores das EBQ´s também foram contemplados com momentos de aprimoramento.

Em três encontros, o Diretor Estadual do DEBQ ministrou palestras tendo como alvo a atividade de direção das Escolas Bíblicas. Na primeira preleção, com o título “Você Ainda Acredita na Escola Bíblica?”, vimos fundamentos históricos (tanto da igreja como da própria EBD), teológicos, ministeriais e evangelísticos por que ainda investir neste departamento da igreja. Os diretores foram levados a revisarem suas convicções sobre o ensino na igreja e entenderem que fazem parte de uma grande obra iniciada pelo próprio Deus.

No segundo encontro, “As Ações do Diretor da EBQ”, vimos o leque de atividades que podem ser desprendidas e que, certamente, fortalecerão o ensino. Os diretores foram animados a saírem da “mesmice pedagógica” e do “amadorismo gerencial” para desenvolverem, juntamente com sua equipe, ações que dinamizem a EBQ.

Por fim, na preleção “Liderança na EBQ”, foi destacada a importância de o diretor assumir o papel de líder na educação. Liderar significa, basicamente, fornecer um rumo para um grupo. Este rumo tem como alvo a edificação do corpo de Cristo por meio do ensino. Foram compartilhados princípios bíblicos da Liderança de Cristo que auxiliarão um trabalho em equipe.

Com a presença de 17 diretores representando 14 igrejas da região 206 (Grande Recife), tivemos momentos agradáveis que significaram mais um tijolo no fortalecimento de nossas Escolas Bíblicas. No primeiro dia desfrutamos das palavras do Supervisor Estadual, Rev. Sérgio Santos, e da Secretária Estadual de Educação, Pra. Mariana Angélica. Destacaram a importância de nossas EBQ´s, como também de uma contínua capacitação.

Em dois trilhos a locomotiva de nossas EBQ´s precisa trafegar: DIVULGAÇÃO e QUALIFICAÇÃO. Essas são duas ações que a Diretoria Estadual tem procurado investir. As capacitações fazem parte do trabalho de valorização e aprimoramento de homens e mulheres de Deus que NÃO se mostraram negligentes com a visão que receberam.

CAPACITANDO PARA ENSINAR, ENSINANDO PARA TRANSFORMAR!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho