segunda-feira, 21 de junho de 2010

ENTREVISTA: PASTORA MARCIA PINHEIRO

Com mais uma iniciativa do Nosso Blog, trazemos aos leitores mais um espaço de interação sobre a educação na igreja. Abrimos as portas para EDUCADORES QUARANGULARES compartilharem suas experiências e visão educacionais. Temos homens e mulheres dedicados ao ensino que são verdadeiros Mestres (e Mestras) da Palavra. Não podemos correr o risco de esconder obra tão importante (Mt 5.15). Entendemos que essa luz tem que brilhar diante dos homens, para que vejam tais obras e Deus seja glorificado (Mt 5.16).
A primeira entrevistada é a pastora Márcia Pinheiro, que já compartilhou um dos seus artigos aqui em Nosso Blog (Peladeiros! Boleiros! Craques! Para ver, acesse o link ao final da entrevista). Márcia Pinheiro é Pastora Auxiliar no Parque Taquaral/SP, Pedagoga e Psicopedagoga, Mestre em Educação/Unicamp, Diretora Local DEBQ Templo Central e da Missão Quadrangular Cristo para as Crianças - Unidade Campinas, Docente do Instituto Haggai, DEBQ, ITQ e da MQCC.

Na entrevista concedida ao Editor do Blog, a Pastora Márcia fala sobre o ministério de ensino na igreja e a importância da educação infantil. Ao final da entrevista você poderá comentá-la, basta clicar em “comentários” e deixar sua interação (obs.: Não publicaremos comentários anônimos).

BOA LEITURA...


Celson Coêlho: Há quanto tempo você trabalha com educação na IEQ? Houve alguém ou alguma situação que te despertou para isso?
Pra. Marcia Pinheiro: Primeiramente, quero agradecer a Deus e a você pela oportunidade de expor minhas reflexões e projetos. Vou tentar especificar: trabalho com Educação na IEQ há 15 anos, sendo 05 anos como professora da DEBQ e 10 anos como Diretora Regional, função que deixei no início de 2010. Há 14 anos atuo como professora do ITQ em várias disciplinas. Há 01 ano como vice-diretora da Missão Quadrangular Cristo para as Crianças (MQCC) e desde 2009 na direção da MQCC-Unidade Campinas.
Meu despertamento deu-se por uma situação de desconforto na EBQ: Poderíamos fazer melhor aquilo que estava sendo realizado. Inspirei-me em algumas mulheres e homens: Pra. Ozaide, Pra. Beth, Pra. Safira, Pr. César e Pr. Luis Carlos Pinto

Celson Coêlho: O ministério na igreja exige uma boa parte do nosso tempo, como você tem administrado o tempo entre família, vida profissional e ministério?
Pra. Marcia Pinheiro: Sim na verdade trabalhamos todos integralmente na obra - dentro e muito mais fora da igreja. Por exemplo: você preparando as perguntas e eu respondendo, é um trabalho invisível, que nesse momento só eu e você sabemos!!! Bom, para harmonizar minha rotina, eu me dedico apenas à área de educação e seus eventos. E vou priorizando. Como trabalhei profissionalmente em plantões, cheguei a trabalhar muitos finais de semana e feriado para acumular folgas e poder conciliar a tríade: Família, Trabalho e Ministério.

Celson Coêlho: Como sua formação acadêmica foi útil em seu ministério na igreja?
Pra. Marcia Pinheiro: Utilizei minha especialização em Psicopedagogia e o Mestrado em Educação, ambos realizados pela Unicamp, para ampliar conceitos bíblicos e trazê-los mais próximo do cotidiano de todos nós através da mídia de imagens. E o inverso também; tenho conseguido levar os conceitos bíblicos para o universo acadêmico.

Celson Coêlho: Realizar educação infantil nas igrejas evangélicas tem sido um desafio. Na IEQ não é diferente. Tendo experiência com educação infantil na vida profissional como também na igreja, qual seria(m) a(s) dificuldade(s) em nossas Escolas Bíblicas?
Pra. Marcia Pinheiro: Eu diria que esse problema é da sociedade no geral, pois fomos formados entendo que a criança não tem muito valor, pois ela é tratada como alguém “que ainda não é” e sim “que será”, ou seja “quando você for grande, você poderá....” ou um chavão muito usado as “crianças são a igreja do amanhã”. A nossa dificuldade poderá ser sanada quando entendermos que a criança é a igreja de hoje, é hoje que estamos apresentando o evangelho pra ela, para que no futuro ela possa optar e permancer na Igreja.

Celson Coêlho: De que forma os pastores e diretores das EBQ´s em nossas igrejas podem facilitar o ministério infantil?
Pra. Marcia Pinheiro: Estudando, chamando os líderes estaduais e Regionais da Educação de crianças e Adolescentes para buscar e trocar informação.
Abrindo porta para as pedagogas de suas igrejas, investindo em oração e financeiramente.

Celson Coêlho: Se você estivesse, neste momento, orientando uma professora que inicia na classe de crianças, qual seria seu conselho?
Pra. Marcia Pinheiro: Faça o curso da Missão Quadrangular Cristo para as Crianças (MQCC); Ore no sentido de marcar a sua geração (fazer diferente).
Invista em você mesmo(a): em dois níveis primordiais:
Profissionalmente: faça um curso de formação superior e se mantenha atualizado em sua área de atuação profissional (especialização, mestrado, doutorado); Domine uma língua estrangeira.
Ministerialmente: participe de evento nacional a cada dois anos; de evento estadual anualmente; eventos regionais/locais, sempre que tiver.

Celson Coêlho: Qual a importância de um bom trabalho com as crianças na igreja?
Pra. Marcia Pinheiro: Um bom trabalho é importante porque apresenta o evangelho que consolida o caráter com valores morais importantes para todo o ser humano, pra criança de colo até o adulto e proporciona a continuidade/permanência da criança em CRISTO.
Fato importante: devemos observar é que as crianças estavam presentes nas principais celebrações do povo de Israel (Js 8:35, 2 Cr 20:13, Ne 12:43). Elas louvaram a Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21:15). Com isso concluímos que as crianças têm lugar importante no culto a Deus.

Celson Coêlho: Como Diretora do DEBQ qual a sua palavra de orientação e motivação para os milhares de professores que exercessem seu ministério nas mais variadas cidades em que existem IEQ em nosso país?
Pra. Marcia Pinheiro: DEUS PODE FAZER TUDO SOZINHO, MAS PREFERE CONTAR COM VOCE!
Agradeço mais uma vez o privilégio!!!!

LINKS:

"Peladeiros! Boleiros! Craques!" (artigo da Pra. Márcia publicado aqui em Nosso Blog em 15/06/2008)
http://www.eucreionomqcc.blogspot.com/ (blog sobre o trabalho da MQCC em Campinas onde a Pra. Márcia é Diretora)
http://www.quadrangularcampinas.com.br/ (site da IEQ Campinas)


(reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionado o autor: Celson Coêlho e o blog: http://www.ebqrecife.blogspot.com/)

8 comentários:

MQCC disse...

Olá Celson!!!Paz!!!!!!

Agradeço a DEUS por sua vida e ministério.
Obrigada por trazer assuntos/temas que nos ajudam na lida educacional quadrangular.
Estamos felizes por mais essa iniciativa.
Sucesso Sempre.

Pra. Márcia Pinheiro

EBQRECIFE disse...

Olá minha amiga Pra. Márcia, PAZ!
Louvado seja o NOME DE JESUS por isso. Estamos nos esforçando para a cada dia aperfeiçoar o conteúdo do blog e torná-lo mais relevante tanto para os que trabalham com a educação quadrangular, como para os que são alvo desta educação.
Isso conseguiremos, sem sobra de dúvidas, com ajuda de pessoas como você que desde o início tem sido uma incentivadora do blog e do nosso ministério.
Que Deus continue nos abençoando!
Contamos com suas orações.

Celson Coêlho

professora neuza disse...

olá celson!!!!é muito bom ver e saber que vc tem cido uma grande fonte no blog do EBQ,quero parabeniza-lo por esse crescimento!!!! a entrvista com a pastora foi enriquecedora.estarei orando para que DEUS te renove em fé a cada dia.parabéns.

EBQRECIFE disse...

Olá Neuza, PAZ!
Agradeço sua participação e comentário no blog. Na verdade também louvo a Deus pelo seu trabalho junto com dona Lizete na classe de mulheres em nossa escola bíblica.
Juntos, tanto no blog como na EBQ, iremos construir uma educação bíblica alicerçada na Palavra de Deus.
Contamos com suas orações!

Celson Coêlho

bruna disse...

OLA SOU BRUNA DE CAMPINAS, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE ONDE LOCALISAR OS MATERIAS PRA ESCOLA BIBLICA
BRUNAJESUSELUZ@GMAIL.COM

Prª Gi Assim que sou chamada carinhosamente em minha amada igreja disse...

Olá!!! Paz seja convosco!!!
Amei essa entrevista da minha querida amiga Márcia, muito edificante e esclarecedora!Irei mostra-la aos meus lideres da EBQ.
Este blog é uma benção!Parabéns!
Prª Gisele - IEQ Campinas SP

EBQRECIFE disse...

Olá Bruna, PAZ!
Entrarei em contato com você via email.

Celson Coêlho

EBQRECIFE disse...

Olá Prª Gi!
PAZ!
Agradeço por sua visita e participação em nosso blog. As palavras da Prª Márcia realmente são edificantes (e desafiantes)!
Procuramos através do blog possibilitar está interação de experiências e textos educacionais. Que Deus continue nos abençoando!
Conto com suas orações e divulgação.

Celson Coêlho

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho