terça-feira, 29 de junho de 2010

ESCRITO NAS ESTRELAS, ESCRITO NA BÍBLIA

Com a desculpa de tratar da temática “espiritualidade”, a Rede Globo abre mais uma vez seus estúdios para a divulgação do espiritismo. A novela das 6h, Escrito nas Estrelas, iniciada em 12 de abril do corrente ano, soma-se a outras atrações vinculadas pela emissora para fazer eco ao centenário do nascimento do médium Chico Xavier. Além da novela, foi ao ar um documentário no Globo Repórter sobre Chico Xavier (26/03/2010) e uma minissérie sem data de estréia, intitulada “A Cura”, onde um médico descobre “poderes” mediúnicos para realizar cirurgias espirituais.
Como carro chefe da sua mobilização, as Organizações Globo também lançaram neste ano o filme Chico Xavier. Produzido pela Globo Filmes e dirigido por Daniel Filho, a película estreou no dia 2 de abril nos cinemas, data do nascimento do médium.


UM RESUMO DA NOVELA

Uma criação de Elizabeth Jhin, que trabalha com novelas há 20 anos, tem como protagonistas o pai Dr. Ricardo (interpretado por Humberto Martins) e o filho Daniel (Jaymme Matarazzo). Ricardo, viúvo há dez anos e dono de uma clínica de fertilização, perde seu filho único (no primeiro capítulo). Visando ter um herdeiro, inicia uma procura por uma mulher que possa gerar um neto por inseminação.

Viviane (Nathalia Dill), que estava no mesmo carro de Daniel no momento do acidente, foi a escolhida. Daniel e Viviane se apaixonaram antes do acidente. A continuação dessa paixão se dará mesmo após a morte do rapaz. Assim expressa a autora: “O interessante é que Daniel e Viviane terão um caso de amor que começa após a morte.”

Logo após a morte, a mãe de Daniel foi buscá-lo. Na sua “existência” pós morte, ele terá companhia da mãe, de um anjo da guarda e de um espírito de luz.

Declarações dos Atores
Jaymme Matarazzo (interpreta Daniel): “Tenho minha fé, acredito em Deus e na minha intuição”
Humberto Martins, (interpreta Dr. Ricardo, pai de Daniel): “Acredito em fé, Deus e energia e acho que nossa mente tem poderes que a gente desconhece.”
Nathalia Dill (interpreta Viviane): “A minha relação com Deus é muito pessoal. Cada dia eu tenho uma nova formulação e uma nova reflexão. É algo muito interno.”
Elizabeth Jhin (autora da novela): "Acredito na existência de um outro plano"; "Estou apaixonada pela busca de entender, em qualquer religião, essa transcendência entre os mundos"


ESPIRITISMO NO BRASIL

Como suposta forma de comunicação com os mortos, podemos dizer que o espiritismo é bem antigo. Porém, o espiritismo moderno como o conhecemos, tem suas origens no século XIX. Considera-se seu início em março de 1848, em Hydesville, Nova Iorque. Deu-se quando as irmãs Kate e Margaret tiveram experiências com supostos espíritos em sua residência. Após 30 anos como médiuns, em 21 de outubro de 1888, conforme RINALDI e ROMEIRO (pg 185), elas admitem a fraude perante uma assembléia na Academia de Música de Nova Iorque. “A retratação de Margarida [Margaret] foi publicada no New York Herald de 24 de março de 1888. Nesta retratação, Ela diz que os estalidos que deram “origem” ao moderno espiritismo foram produzidos pelos seus dedos”, completa MOREIRA (pg 36).

Apesar de experiências anteriores dos índios e negros aqui presentes, no Brasil, seu início data de 17 de setembro de 1865. Em Salvador, Bahia, foi realizada a primeira sessão espírita. Em 1884, em 1º de janeiro, tem-se a fundação da Federação Espírita Brasileira (FEB). Em solo brasileiro destacamos as seguintes ramificações do espiritismo: 1) Espiritismo Kardecista, filiado a FEB; 2) Legião da Boa Vontade; e 3) Cultos Afro-Brasileiros.

RINALDI e ROMEIRO (pg 180) revelam três razões da fácil aceitação do espiritismo em solo brasileiro:

1) A declaração “você é um médium, precisa desenvolver-se” sugerida quando pessoas compartilham “problemas ligados a insônia, tristeza, perturbações, arrepios...” faz com que muitos se sujeitem a uma sessão espírita para se ver livre dos problemas. Após a exposição, os antigos adeptos e os próprios “espíritos” alertam das conseqüências ruins de uma possível saída;

2) A pseudo-comunicação com um ente querido após a morte leva muitos a procura de diminuir a saudade. Situação bem explorada pelo espiritismo; e

3) “A ignorância religiosa do povo brasileiro sobre o que significa ser cristão... Os católicos, por exemplo, declaram naturalmente e sem constrangimento simpatizar com idéias espíritas, além de frequentar centros e se comunicar com “espíritos”.


DOUTRINAS ESPÍRITA

Conforme o dicionário Michaelis, espiritismo é a “doutrina (e prática) segundo a qual os espíritos dos mortos se comunicam com os vivos pela ação dos médiuns, manifestando-se por toques, movimentos de objetos e certas formações materiais (ectoplasmas).”

Suas principais doutrinas são:

Comunicação com mortos:
O espírito do homem é liberado do corpo após a morte biológica. Nesse estado pós morte poderia comunicar-se com os seres humanos.

Reencarnação:
“A doutrina da reencarnação, que consiste em admitir para homem muitas existências sucessivas, é a única que corresponde à ideia de justiça de Deus com respeito aos homens de condição moral inferior, a única que pode explicar o nosso futuro e fundamentar as nossas esperanças, pois oferece-nos o meio de resgatarmos os nossos erros através de novas provas. A razão assim nos diz, e é o que os espíritos nos ensinam.” (O Livro dos Espíritos, pg 84, citado por Rinaldi e Romeiro)

Salvação por boas obras:
“Fora da caridade não há salvação”


ESPIRITISMO A LUZ DA BÍBLIA

No cristianismo temos a Bíblia com regra de fé e prática. Ela nos orienta em o que devemos crer e como devemos proceder. Sua inspiração é divina, sendo assim, tem utilidade para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça. Tudo isso com um objetivo: fazer “o homem de Deus perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm 3.16 e 17).

Algumas considerações bíblicas:

1) Quanto a reencarnação: Ao homem está ordenado morrer uma única vez, após isso vem o juízo (Hb 9.27). A missão de Jesus é buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). Não precisamos de reencarnações sucessivas para conseguir uma purificação de nossa alma. A nossa dívida foi removida (Cl 2.14). O Salvador declarou para o ladrão na cruz: “...hoje estarás no paraíso comigo” (Lc 23.43).

2) Quanto a pseudo-comunicação com os mortos: Deus abomina aqueles que tentam consultar os mortos (Dt 18.10-12). Um texto bastante esclarecedor é Lucas 16. 18-31. Os vivos devem se orientar por Moisés e pelos profetas, pela Palavra de Deus, a Bíblia (Lc 16.29-31).

3) Quanto a salvação pelas obras: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8, 9) Imaginemos quem teria mais chance de salvação, um rico ou um pobre? Não acha um pouco injusto esse sistema de salvação pelas obras: o rico compra, o hábil conquista e o forte toma posse. (veja Jo 1.12, 13).


O CUIDADO CRISTÃO

Acredito que se um cristão fosse abordado por um espírita tentando levá-lo para sua religião não se deixaria convencer. Mas, o que ocorre na novela é diferente. Uma forma muito ardilosa de inculcar os preceitos espíritas.
Redobremos a atenção. Vivemos em meio a uma constante guerra de influências. A televisão é uma das maiores armas para se vencer este embate.
Não queremos afirmar que seja pecado assistir TV ou até mesmo novelas (apesar de muitas programações fúteis).
Nos deixemos influenciar pelas coisas de Deus.

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” (Cl 3.1-4)


REFERÊNCIAS

Sobre a novela
http://www.gospelprime.com.br/rede-globo-investe-no-espiritismo-com-novela-e-seriado/, acessado em 23/06/10 às 22:00h.

http://www.abril.com.br/blog/chiado/2010/03/23/novela-e-serie-que-falam-de-espiritos-sao-apostas-da-globo/, acessado em 23/06/10 às 22:15h.

http://www.jeinforma.com/2009/08/espiritismo-em-alta-na-globo.html, acessado em 23/06/10 às 22:45h.

http://televisao.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/03/19/espiritismo-e-ciencia-genetica-dao-o-tom-a-novela-escrito-nas-estrelas.jhtm. acessado em 23/06/10 às 23:00h.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/novela+quotquotescrito+nas+estrelasquotquot+estreia+na+globo+
com+tematica+espirita/n1237588841120.html, acessado em 23/06/10 às 23:15h.

http://www.ogalileo.com.br/cristianismo/materias/globo-abordara-espiritismo-em-novela-e-minisserie, acessado em 23/06/10 às 23:30h.


Sobre o espiritismo
RINALDI, Natanael e ROMEIRO, Paulo. DESMASCARANDO AS SEITAS. Rio de Janeiro. CPAD. 1996.

MOREIRA, Reginaldo Pires. GRANDES VERDADES SOBRE O ESPIRITISMO. Rio de Janeiro. JUERP. 1997.

AGNOLETTO, Nelson. CAMINHOS TORTUOSOS. São Paulo. Editora Quadrangular. 1995.

http://www.cacp.org.br/midia/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=2365&menu=16&submenu=7, acessado em 23/06/10 às 22:30h.


Celson Coêlho
Diretor Estadual DEBQ-PE
Editor do Blog

(reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionado o autor: Celson Coêlho e o blog: www.ebqrecife.blogspot.com/)


LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG:

O (MAL) INTERESSE DA MÍDIA PELA FÉ

IEMANJÁ NA TV BRASILEIRA

2 comentários:

Flávia Santos disse...

Muito bom o texto acima, acho que textos como este nos ajuda a ficar atentos, o que as novelas tentam passar como coisas normais nos dias de hoje, não só o fato do espiritimos, mas outros aspectos também.

Flávia Santos

EBQRECIFE disse...

Olá Flávia, PAZ!
Obrigado por sua visita e comentário em nosso blog. Procuramos, debaixo da graça de Deus, tentar agregar na vida dos irmãos que visitam nosso blog. Temos que ficar atentos a tais acontecimentos e despertarmos o máximo de pessoas que estiverem ao nosso alcance.
Contamos com suas orações.

Celson Coêlho

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho