quarta-feira, 23 de março de 2011

O ADOLESCENTE, O MUNDO E A SOCIEDADE - Revista Adolescentes DEBQ 2T2011


APRESENTAÇÃO
Querido professor, você foi escolhido pra conduzir um grupo muito amado por Deus: os ADOLESCENTES. Conduzi-los a uma vida de intimidade e amor a Deus é, hoje em dia, uma tarefa difícil, mas não impossível aos olhos de Deus. Ele dará a você, professor, sabedoria e estratégias do céu para lidar com todas as situações que serão vivenciadas em sala de aula. Você mostrará o caminho que esse adolescente percorrerá a partir de agora, talvez até no lugar de muitas famílias, eles terão você como diferencial e modelo para suas vidas. Então mãos a obra, mas saiba que você não estará sozinho nesta obra...
Deus estará com você e eu também.
Deus abençoe.

AUTORA
Deise Batista da Costa, graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia, leciona na prefeitura do Município de São Paulo como professora de educação infantil e ensino fundamental desde 15/02/1991 (20 anos), atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica. Membro da IEQ Vila Ema na capital de São Paulo, é vice-líder da EBD

SUMÁRIO:
1. EU ADOLESCENTE
Valorização dos sentimentos e emoções.
Convivência humana.
Respeitando opiniões.

2. EU E EU MESMO
Eu me valorizo?
Aprendendo com os erros.
Autocrítica.

3. EU E MINHA FAMÍLIA
Definição de família.
Respeito aos pais.
Comunicação.
Diferentes ações – papéis.
Pedir ajuda é importante.

4. EU E MEUS AMIGOS
Quem tem amigo vai longe.
Solidariedade em ação.
Falsos amigos.
Precisamos uns dos outros.

5. EU E AS DROGAS
Droga que viagem é essa?
Tipos de drogas e seus efeitos em nosso organismo.
Ficando longe de tudo isso.

6. EU E A ESCOLA
Vencendo desafios.
Compromisso e responsabilidade.
Recebendo críticas.

7. EU E O MEIO AMBIENTE
Sabendo usar não vai faltar.

8. EU E O NAMORO
Ficar ou não ficar? Eis a questão...

9. EU E DEUS
Minha vida na presença de Deus.
Posso ou não posso?

10. EU E A IGREJA
Relacionamento com a Igreja.

11. EU E A MINHA SAÚDE
Levando uma vida saudável.

12. VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL DE ADOLESCENTES
Vamos vigiar.

13. EU E A NET
Navegar com segurança

(Extraído de Revista DEBQ Adolescentes, 2º Trimestre de 2011)

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho