domingo, 5 de junho de 2011

Igreja do Evangelho Quadrangular forma primeira turma de Bacharéis em Teologia

A IEQ em Curitiba forma a primeira turma de Bacharéis em Teologia concebidos com a identidade Quadrangular. Depois de alguns anos de estudo, o convênio feito pela Secretaria Geral de Educação e Cultura da IEQ dá seu primeiro fruto.
Destacamos a importância da formação consistente de obreiros para o ministério. Vivendo em época que obreiros e igrejas vivem ávidos por campanhas e mais campanhas. Os crentes são alicerçados nas campanhas realizadas nas igrejas. Todo mês tem que ter uma nova campanha, se não houver... Quando as ideias para campanhas começam a fugir dos princípios bíblicos, as aberrações despontam.
Vemos o bom exemplo mostrado pela IEQ em Curitiba, investir na educação. Muitas outras IEQ´s seguiram este caminho. Dentro de alguns meses, outras IEQ´s terão turmas formadas em seus pólos. O curso de teologia não garante bons obreiros, mas é uma boa contribuição.
AVANTE EDUCAÇÃO QUADRANGULAR!
PARABÉNS!!!

(segue abaixo a palavra paranifal proferida pelo Pr. Marcos Lapa por ocasião da formatura // extraída de www.quadrangulareducacao.org.br >> para saber mais sobre a estrutural educacional da IEQ acesse: Evangelho Quadrangular, uma perspectiva da educação)


“Ilustríssimos e Mui Dignos membros da mesa diretiva desta solenidade, autoridades eclesiásticas e civis, professores tutores, professores homenageados, senhores familiares e amigos dos formandos desta noite, irmãos em Cristo e amados afilhados da primeira turma de bacharéis em teologia da Igreja do Evangelho Quadrangular, pastor nome de turma: Rogério Amorim, por ocasião dos 60 anos de fundação da nossa Igreja no Brasil – o Jubileu de Diamante, boa noite, paz seja convosco! Ao nosso Deus Todo-Poderoso, ao Altíssimo, razão e significado da nossa existência damos honra, glória, majestade e louvor, hoje e para sempre. A ele peço aos senhores o seu melhor aplauso. Lembro-me do desejo acalentado no coração dos pastores da nossa amada Igreja, do sonho e aspirações dos nossos educadores apaixonados ao longo dos 54 anos de existência do Instituto Teológico Quadrangular, e dos seminaristas que aguardaram ansiosamente pela Faculdade Teológica Quadrangular, a nossa FATEQ, que foi inaugurada e se tornou possível através da parceria com o Centro Universitário Leonardo Da Vinci, a UNIASSELVI. No ano de 2007, em agosto, após várias reuniões entre a Secretaria Geral de Educação e Cultura e o Superintendente de Ensino da UNIASSELVI Prof. Francisco Fronza, ainda na gestão da Pastora Mara Cristina Lau, assessorada pelo Pr. Almir de Paulo e equipe, e apoiada pelo Conselho Nacional de Diretores, as aulas se iniciaram em todo o Brasil em 14 pólos de estudo a distância semipresencial. Em meu nome, e em nome de todos os professores autores dos livros das disciplinas do sistema à distância deste bacharelado temos muito para agradecer: primeiramente a Deus, à IEQ, à 10ª IEQ de Curitiba na pessoa do Rev. Rogério Amorim que acolheu este pólo de estudo, à SGEC, à UNIASSELVI, ao Prof. Fábio Roberto Tavares, coordenador do curso que acessivelmente e em harmonia com a IEQ, juntos, estabeleceram a Matriz Curricular e definiram a seleção dos mestres autores, e mui especialmente aos nossos alunos e hoje formandos que acreditaram neste projeto da SGEC, e vêem o seu ideal concretizado. Hoje, agradeço esta grande honra de paraninfar a 1ª Turma de teólogos quadrangulares formados pela ação educacional da nossa própria Igreja, meus queridos alunos e afilhados, muito obrigado! Esta turma tem um diferencial, pois a maioria de seus componentes são pastores titulares ou ministros ordenados da Igreja Quadrangular, já tendo passado pelo ITQ. Este é um grande exemplo, e me inspira a citar o chamado do profeta Oséias que se encontra no verso 3 do capítulo 6 de seu livro: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.

É isto sim meus queridos formandos, vocês estão certos, e que vocês prossigam conhecendo ao Senhor através deste conhecimento genuíno que o Antigo Testamento nos revela, ou seja, um conhecimento que gera vida, vida primeiro para si mesmo, depois vida para manifestar e gerar a própria vida de Deus em outros corações. Amados, como teólogos da Igreja do Evangelho Quadrangular, vocês recebem de Deus e da Igreja uma grande e solene responsabilidade, a de defender e propagar a sã doutrina, a verdade que leva à salvação. Para isto estudamos teologia, pela sede de conhecer acerca das coisas de Deus, pela fome de se alimentar da palavra de Deus, pela necessidade premente para o exercício bom do ministério para realizar um trabalho com responsabilidade, consciência e consistência, agregando conhecimentos científicos e éticos das várias ciências relacionadas à teologia, a filosofia, a sociologia, a psicologia, a antropologia, a história, a pedagogia, etc. E também pela necessidade premente que nos cerca devido à realidade da sociedade brasileira em relação às novas propostas de leis que se levantam.

A teologia não é pretenciosa, como o próprio termo lhe sugere, antes de tudo ela é necessária, pois não há um ser humano sequer destituído de um posicionamento teológico, e através desta atitude conduz os seus próprios caminhos pela vida. Então, quero frisar e esclarecer que teologia é o estudo sobre Deus, o estudo das coisas de Deus e das relações humanas e da Divindade entre si, e do Criador com o universo criado. É ciência porque pode ser provada, é eficaz porque não propõe teorias, mas declara a verdade, pois, a Bíblia que é sua fonte, é objetiva e factível em todas as suas afirmativas, responde a todos os questionamentos existenciais humanos e sobre a vida eterna. Queridos, Deus é incompreensível por ser quem é, ou seja, ilimitado e infinito, mas é possível estudá-lo, pois, tudo o que se pode observar e conhecer a respeito dele, dos seus planos e da sua vontade nos foi possível pela sua automanifestação, ou seja, ele quis se revelar e se deu a conhecer através dos meios possíveis à nossa percepção e entendimento. Ele o fez através da natureza, o faz também através da nossa consciência, e percebemos o seu grande poder e as suas maravilhas na nossa própria constituição humana – corpo, alma e espírito.

Também de uma maneira especial, ele se deu a conhecer através da sua palavra inspirada e santa, compreensível, inteligente e acessível, e de uma maneira gloriosa, impactante e inigualável na pessoa de seu Filho Jesus Cristo. Amados, temos em nós a Imago Dei, a imagem de Deus, que possamos honrar esta distinção, desenvolvendo em nós, mais e mais, dia-a-dia, o seu caráter. Que a imagem e a estatura de Cristo, o nosso amado Salvador, seja vista em cada um de nós. E vocês alunos agora formados, continuem usando e manuseando a Bíblia, pois o conhecimento dela lhes dá autoridade, e o Senhor Jesus que nos comissiona para a sua obra, nos concede o privilégio de, na unção do Espírito Santo, falarmos da parte de Deus e a partir dele. Parabéns, um grande abraço, sucesso no seu futuro e que Deus abençoe a vocês todos. Muito obrigado.

Formatura da Turma Pr. Rogério Amorim, Curitiba, 14 de maio de 2011; 20:00, Centro de Convenções de Orleans, Discurso do Paraninfo da 1ª Turma de Bacharéis em Teologia da Igreja do Evangelho Quadrangular"

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho