domingo, 18 de março de 2012

PREPARO: Fundamento da boa educação cristã - Entrevista com Pastor Valdenor Saife


Em janeiro deste ano aproveitei alguns dias de férias em Manaus com minha família. Aproveitamos também para rever familiares e amigos. Nestas ocasiões de bons reencontros, também desfrutamos de momentos com um casal especial, Pr. Valdenor e Pra. Vera, nossos pastores em Manaus quando lá residíamos.

Não perdendo a oportunidade, colhi esta pequena entrevista que hoje publico. Pr. Valdenor Saife, atual 2º vice-tesoureiro do CED-Amazonas, pastor da IEQ no bairro da Betânia por mais de 10 anos. Formado pelo ITQ-AM. Sendo professor deste instituto por 19 anos, 7 anos como diretor. Autor do seminário e apostila “Liderança Eficaz”, aplicado em IEQ´s em Manaus. Casado com Pra. Vera. Tem dois filhos, Wallace e Evelyn e um netinho, Miguel.

De forma clara e sucinta, Pr. Valdenor fala sobre escola bíblica, preparo para obra e qualidades do educador.
Boa leitura...

Celson Coêlho: Lembro-me que na ocasião que o conheci, o senhor estava realizando um treinamento para líderes na igreja que eu congregava (Seminário Liderança Eficaz). Na verdade, a preparação de líderes sempre foi uma ênfase no seu ministério. Qual a importância de um professor bem preparado? E como o professor pode buscar essa preparação?
Pr. Valdenor Saife: O preparo possibilita que os professores possam alcançar de forma eficiente seus objetivos. A devida preparação se alcança buscando a excelência.

Celson Coêlho: O senhor dedicou 19 anos ao ensino no ITQ Manaus. Também esteve à frente do mesmo instituto por 7 anos como diretor. Além disso, investiu bom tempo de seu ministério na formação de professores para Escolas Bíblicas. Ou seja: tem uma boa experiência e sadia visão sobre educação na igreja. Anos atrás, quando falávamos sobre educação na IEQ, lembro-me que o senhor compartilhou uma constatação: “muitos de nossos professores não ensinam, eles pregam na classe.” Isso ainda é uma realidade para alguns? Qual o porquê desse fato?
Pr. Valdenor Saife: Esta constatação não é mais realidade. Com o passar dos anos e com a busca pelo que é eficaz, a seleção dos professores é mais exigente para o bom funcionamento da instituição.

Celson Coêlho: Como pastor, o que senhor espera de um professor de Escola Bíblica?
Pr. Valdenor Saife: Chamada de Deus para o ensino;
Preparo;
Habilidade;
Compromisso; e
Amor.

Celson Coêlho: E de um Diretor?
Pr. Valdenor Saife: Habilidade e conhecimento na tarefa que realiza.

Celson Coêlho: Lembro-me do seu apreço por estar capacitado para suas atividades na igreja. Como seu interesse por uma boa preparação o ajudou no desenvolvimento do ministério pastoral?
Pr. Valdenor Saife: Em tudo na vida precisa haver disciplina. Um homem disciplinado valorizará o que Deus colocou em suas mãos para realizar.

Celson Coêlho: Em algumas denominações a Escola Bíblica teve (e ainda tem) grande valor na formação de bons líderes (obreiros, pastores, etc). Como tirar bom proveito de nossas Escolas Bíblicas para formação de nossos líderes na IEQ?
Pr. Valdenor Saife: Toda congregação que deseja subsistir precisa criar no DEBQ uma sala de preparação para novos líderes.

Celson Coêlho: O senhor poderia citar alguns pré-requisitos para o professor desenvolver um bom ministério de ensino?
Pr. Valdenor Saife: Conforme respondi anteriormente, são requisitos básicos:
Chamada de Deus para o ensino;
Preparo;
Habilidade;
Compromisso; e
Amor.

Celson Coêlho: Em termos de preparação para Obra do Senhor, qual seu conselho para novos obreiros que estão assumindo novas congregações e estão dando os primeiros passos no ministério?
Pr. Valdenor Saife: Seja fiel ao Senhor da Obra e totalmente dependente dEle.

Celson Coêlho: Qual passagem bíblica o senhor citaria para aqueles que estão envolvidos no ensino na igreja? Por quê?
Pr. Valdenor Saife: São vários versículos, mas fico com Tito 2.7:
“Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino mostra integridade, reverência...”
Pois quem é íntegro não corrompe a Palavra. E reverente a boa doutrina.


PARA OUTRAS ENTREVISTAS CLIQUE AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho