quarta-feira, 19 de junho de 2013

NÃO DEIXE SEU CINTO FICAR PODRE (Jeremias 13)

O livro de Jeremias (Jr) contém ilustrações marcantes. De passagem lembramos a visão do profeta na casa do oleiro.
Menos observado, mas com igual importância, encontramos em Jeremias capítulo 13, do versículo 1 ao 11, uma analogia usado por Deus para impactar o profeta e seus ouvintes.
Deus orienta o profeta Jeremias a comprar um cinto de linho (Jr 13.1). Este cinto não se assemelha ao utensílio usado em nossos dias para prendar a calça. O cinto de linho na verdade era uma peça de roupa íntima. Era um tipo de sobre pele. Colava-a no corpo, depois vestia as outras peças.
Após adquirir o cinto, o profeta é orientado a colocar o cinto em uma fenda próxima ao rio. Passados muitos dias Jeremias vai buscá-lo e se surpreende: “eis que o cinto se tinha apodrecido e para nada prestava” (Jr 13.7). Após receber muita água o cinto apodreceu.
Os ensinamentos são:
1) O cinto, no próprio texto bíblico, é comparado ao relacionamento de intimidade que Deus se propôs a ter com seu povo: “como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda casa de Israel... para  me serem por povo...” (Jr 13.11). Essa peça de roupa era algo comum do dia a dia. Assim Deus queria se relacionar com seu povo;
2) Com o passar do tempo esse relacionamento pode ficar podre e não ter mais utilidade. Eis as razões:
2.1. Devido à soberba do coração (Jr 13.9). Basicamente a soberba é um sentimento de superioridade em relação ao outro.
2.2. Já que o homem se acha superior, ele não precisa ouvir a voz de Deu: “Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminham segundo a dureza do seu coração...” (Jr 13.10a);
2.3. Assim o homem estabelece para si outros deuses (Jr 13.10b) das mais variadas formas: imagens, pessoas, dinheiro, a razão, etc.
Esses são os níveis que o homem pode seguir se não guardar bem seu cinto de linho, sua intimidade com Deus. Apostasia e rebeldia levam a destruição espiritual.
A transformação apenas é possível quando o homem se põe nas mãos de Deus: Jeremias 18.1-17.

Celson Coêlho

2 comentários:

Fruto do Espírito disse...

Acabei de encontrar seu blog, visualizei seus artigos paulatinamente e achei muito interessantes seus posts.
Estamos vivendo tempos finais e difíceis, portanto, é necessário que pessoas como você e eu nos levantemos para anunciar a salvação através de Jesus Cristo.
Atalaiar é a ordem nos últimos dias da Igreja de Cristo.
Deus o abençoe!
E continue nesta missão que Jesus lhe concedeu.

APDSJC!
***Lucy***

A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
Fruto do Espírito

P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
Acesse e confira:
Discípulo de Cristo

Celson Coêlho disse...

Olá Lucy, PAZ!
Agradeço sua visita e comentário. Acessei os dois blog´s citados. Que Deus abençoe o trabalho de vocês.
Conto com sua oração.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho