sexta-feira, 29 de julho de 2016

ONDE CAIM ARRUMOU UMA ESPOSA?

Por Celson Coêlho

Na leitura do livro de Gênesis algumas pessoas ainda encontram dúvidas de onde surgiu a esposa de Caim relatada em Gênesis 4.17 (Gn). Isso ocorre devido à impressão que se tem em relação ao relato de Caim e Abel. Iniciando o capítulo 4 de Gênesis encontramos que Adão e Eva tiveram Caim e Abel. Se existiam apenas Adão, Eva, Abel e Caim, de onde surgiu uma mulher para relacionar-se com Caim?

A dúvida em relação à leitura do texto bíblico deve ser vista com normalidade. Isso mesmo: é normal ter dúvidas ao ler a Bíblia. Só não tem quem não pensa enquanto lê o texto. E isso é um grande perigo...

Essa dúvida pode ser positiva quando desperta o leitor para o esclarecimento, para o crescimento através de uma melhor compreensão. Na Bíblia isso ocorre ao buscar a harmonia de um texto isolado a partir de seu contexto e/ou totalidade. Ou seja, veja o que outras partes da Bíblia podem esclarecer quanto aquele texto em dúvida.

Nessa situação específica, fazendo uma leitura do contexto, encontramos em Gn 5.4 que Adão teve filho e filhas. Devemos entender também que o relato não está em ordem cronológica. Em Gn 4.26 lemos que Sete gerou um filho. Também nos vem à dúvida: de onde veio sua esposa?

Vejamos o que diz Kyle Yates sobre o assunto:
“Está claro que Adão e Eva tiveram muitos outros filhos e filhas, antes de Caim se casar, um lapso de muitos anos se passou (talvez centenas deles). Uma vez que toda vida veio pelo casal humano divinamente criado, é preciso concluir que num certo período da história irmãos e irmãs casaram-se entre si. Na ocasião em quando Caim estava pronto para estabelecer um lar, Adão e Eva tinham numerosos descendentes.” (Gênesis, Comentário Bíblico Moody. pg. 14)
Champlin ainda nos esclarece:
“A Bíblia não diz que Adão e Eva geraram somente aqueles três filhos. Caim, Abel e Sete foram apenas três dentre os muitos filhos do casal. Seus nomes são fornecidos por causa do relato expressivo que gira em torno deles, e nada mais... Não há  informação quanto ao número desses filhos e filhas, mas essa informação é suficiente para indicar que Caim levou consigo, para Node, uma de suas irmãs.” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. pg 587)
A Bíblia de Estudo Pentecostal adverte:
“Caim, portanto, deve ter casado com uma das suas próprias irmãs. Semelhante relacionamento foi uma necessidade, no início. Posteriormente, devido à proliferação dos funestos efeitos da queda e os casamentos entre parentes multiplicarem as anomalias biológicas nos filhos, esse tipo de casamento foi proibido (Lv 18.6,9; 20.12, 17-21; Dt 27.22,23).
Sendo assim, a conclusão que chegamos é que Caim casou com uma parenta sua. Talvez uma irmã.

Celson Coêlho

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho