quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Lucas 4: VOCÊ NÃO É DA NOSSA PANELA! NELA VOCÊ NÃO ENTRA!


Por Celson Coêlho

“Você é daqui mais aqui você não entra!” Talvez isso que eles realmente queriam afirmar. Uma das necessidades do ser humano é aceitação em grupo, a socialização. Só que nem sempre isso ocorre com facilidade.

No capítulo 4 de Lucas, Jesus é chamado para ler uma parte das Escrituras. Mas ele complica a situação. Já existia um grupo formado ali e ele parece fugir dos ditames dos homens da sinagoga.

Primeiro afirmou que sua leitura de Isaias, indicando a ação do Messias esperado, se cumprira naquele momento. Acho que pensaram: “foi só fazer uma leitura bíblica e já está querendo aparecer.” 

Então resolveram colocar Jesus no lugar dele: “Não é este o filho de José?” (Lc 4.22) Não é este o filho do carpinteiro? Como quer inventar moda aqui na sinagoga?

Completando a confusão Jesus demonstrou que eles na verdade não sabiam de nada: “Olhem a história de Israel. Na época de Elias existiam várias viúvas em Israel. Mas o profeta foi enviado apenas a Viúva de Sidom. Existiam muitos leprosos na época de Eliseu. Mas o sírio Naamã que foi purificado” (Lc 4.25-27). Vocês não sabem de nada inocentes! Está acontecendo o agir de Deus fora das panelas e vocês não entendem isso.

“Todos na sinagoga ouvindo essas coisas se encheram de ira” (Lc 4.28). Após isso expulsaram Jesus e tentaram matá-lo.

Hoje devemos ter muita cautela. Corremos o risco de expulsar e “matar” a mensagem de Deus entre nós...

Observação: Jesus era de Nazaré e os de Nazaré não o aceitaram.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
Porém, comentários ANÔNIMOS não serão publicados.
Celson Coêlho